#Entrevistando Psicólogos - 3ª entrevista

Nome: Miriam Aparecida Herrera Fernandes
Formada em: 1980


1. Quando começamos o curso, todos perguntam por que escolhemos Psicologia. Hoje, afinal, você consegue responder esta pergunta? Em que outras carreiras pensou?
Pensei em Psiquiatria, mas só de pensar em fazer Medicina me dava arrepios, então fui fazer Psicologia e acabei me orientando para a área da saúde mental e social, ainda bem!!!!
  
2. Como foi entrar no mercado de trabalho? 
Díficil, trabalhei em consultório com os amigos logo após formada, mas trabalhando em meio período em outra área, até que fiz concurso público e passei na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - no Hospital de Juqueri, depois fui dar aula na Unisa e depois FMU, por indicação de amigo.
  
3. Em qual ou quais áreas atua hoje?
Atendo em consultório, traballho na área de saúde mental em serviço público e dou aulas de Psicologia Social e supervisão de estágio em Psicologia Preventiva e da Saúde.

4. Teve alguma experiência profissional ruim em que pensou: "isso não é para mim"? Se puder conte também alguma experiência em que se sentiu realizado.
Trabalhei pouco tempo logo após formada em um Psicotécnico, não gostei. Tive, graças a Deus, várias experiências em que me senti realizada. Um caso que atendo até hoje é de uma mulher que comecei a atender quando ainda era jovem, com 03 tentativas de suicídio. Hoje ela é mãe, cuida muito bem de seu filho, não sem neuras, e começou a trabalhar exatamente hoje, isso tudo com muita dificuldade, mas é muito prazeroso poder acompanhar tudo isso, as vezes tenho dúvidas, mas no computo geral acho que ela vai muito bem. Um bonito trabalho o nosso, meu e dela, apesar de todas as dificuldades.

  
5. Uma palavra, uma frase ou mensagem aos estudantes de Psicologia. Qual a sua?
Amem a vida apesar das baixas, ela que nos conduz adiante apesar de todas as dificuldades! Cada dia é um dia a partilhar com nossos parceiros: amigos, pacientes, amantes, maridos, namorados, familiares, pessoas que conhecemos na rua, pessoas que cuidam de nós e nossos amados bichos, todos precisam de nós e nós precisamos deles! Parece simples, mas é um trabalho diário difícil esse: viver. Um abraço, Miriam Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário